Programa de Atenção à Mulher (PAM) leva atendimentos gratuitos às comunidades de São Gonçalo

Durante todo o mês de março, mulheres de todos os distritos de São Gonçalo do Amarante estão sendo beneficiadas com serviços gratuitos ofertados durante a 2ª edição do Programa de Atenção à Mulher (PAM), que é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Mulher.

“Este ano o PAM traz diferenciais em relação à 2022, como a ampliação dos serviços ofertados e do calendário de atendimentos, com nove comunidades contempladas durante todo este mês. Ano passado atendemos uma média de 3.500 mulheres em cinco distritos e este ano ampliamos para nove locais, com o objetivo de dobrar o número de mulheres beneficiadas. Entre os serviços mais procurados estão a emissão de RG e exames de imagem”, explica Geórgia Teles, secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Os serviços gratuitos ofertados na área da Saúde são consultas de médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e nutricionistas, além de massoterapia e exames de ultrassom. Já na Assistência Social há serviços do Cadastro Único, do CREAS e CRAS, emissão de 1ª ou 2ª via do RG e orientação jurídica.

Durante o PAM, as mulheres de São Gonçalo do Amarante também são orientadas sobre como se cadastrar na Agência Digital do Trabalho, recebem dicas de empreendedorismo da Casa do Empreendedor e ganham cuidados de profissionais da beleza, como cabeleireiro, manicure e designer de sobrancelhas.

Mulher rural

E como boa parte da população feminina está no campo, há também ações para as mulheres rurais, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, como cadastro no Programa Hora do Trator, auxílio no Cadastro Ambiental Rural e orientações sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Confira a agenda do PAM 2023 nas comunidades de São Gonçalo:

04/03: Siupé
08/03: Umarituba
11/03: Croatá
15/03: Serrote
18/03: Cágado
22/03: Parada
25/03: Pecém
29/03: Sede
01/04: Taíba

Registros das primeiras ações do PAM em 2023: