Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Rural

Assistência ao produtor rural, fiscalização e coordenação do Mercado Público

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Rural trata-se de órgão da administração pública direta, devidamente criado pela Lei Municipal nº 1149 de 01/02/13, e tem como principais atribuições a assistência técnica ao produtor rural, além de facilitar seu acesso a políticas públicas e programas sociais das diversas esferas do governo, bem como a fiscalização e acompanhamento do Abatedouro Público Municipal e coordenação do Mercado Público, e ainda realização de serviços utilizando maquinário, como manutenção de estradas vicinais, construção de mini barragens e preparo do solo.

sdar.pmsga@gmail.com
(85) 4042-0768
Av. Deputado Barros Pinho, 846, Carioca - São Gonçalo do Amarante/CE, CEP: 62.670-000.
Segunda a quinta-feira: 7h30 - 11h30 / 13h00 - 17h00
Sexta-feira: 7h30 - 13h30

SERVIÇOS

•   Visita ao produtor rural a fim de oferecer assistência técnica em suas atividades agrícolas, visando o desenvolvimento da mesma, seja ela agricultura ou pecuária.
  •   É um programa do Governo Federal que visa ressarcir o pequeno agricultor em caso de comprovadas perdas por escassez ou excesso de chuva. A secretaria atua coordenando o programa no município, através do cadastro dos agricultores, vistoria técnica em caso de perda na produção e entrega dos boletos para pagamento do seguro.
  • É um programa do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual que visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar através da compra de seus produtos. A secretaria atua coordenando o programa no município através do cadastro de produtores, transporte e distribuição dos produtos.
  • É o documento necessário para transporte de animal, seja qual for a via de trânsito. Contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte. A secretaria atua emitindo o documento.
  •   Documento que comprova que o indivíduo exerce atividade agrícola.
  • É disponibilizado um trator para preparo do solo em áreas onde será realizado plantio agrícola.
  •  Utilização de maquinário para manutenção e recuperação de vias localizadas em áreas rurais.
  •  É disponibilizado um caminhão-pipa para abastecimento de água em áreas rurais.
  • Construção e recuperação de mini barragens e “barreiros” para armazenagem de água com destinação agrícola.
  •   É o documento que certifica a localização do imóvel na área rural ou que em suas dependências se exerce atividade agrícola.

Secretários

Daniela Mércia Nunes Matos