Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social

Planejar, coordenar, executar e avaliar as políticas de segurança pública e defesa social
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social — SMSPDS, é um órgão do primeiro grau divisional diretamente ligada ao Chefe do Poder Executivo, tendo como finalidade planejar, coordenar, executar e avaliar as políticas de segurança pública e defesa social. A SMSPDS do município de São Gonçalo do Amarante,Estado do Ceará, tem como missão precípua a formulação de políticas municipais de segurança pública e defesa social, tornando-a reconhecida como órgão de excelência na prestação de serviço a toda a sociedade gonçalense, coordenando os cargos ou órgãos de execução responsáveis pela prevenção e combate à violência.
(85)4042-0748
Rua Francisco Duarte, S/N, Bairro Palestina - São Gonçalo do Amarante/CE, CEP.: 62.670- 000 (Ponto de Referência: Em frente a E.E.F. Maria do Socorro Gouveia).
Segunda a quinta-feira: 7h30 - 11h30 / 13h00 - 17h00
Sexta-feira: 7h30 - 13h30

• Prestar assessoramento jurídico e legislativo.
  • Planejar, coordenar, integrar e supervisionar a implementação da política e da gestão de inteligência no âmbito da Secretaria, executando-a por intermédio da busca e da análise de fatos, dados e informações que propiciem a produção do conhecimento, para subsidiar medidas de prevenção e de repressão à violência e à criminalidade, bem como fomentar intercâmbio com órgãos de inteligência em âmbito federal, estadual, além de executar outras atividades correlatas.
  • Receber as demandas e atuar na proteção da dignidade humana durante e após catástrofes naturais e desastre provocados pelo homem.
  • Atuar na conscientização de perigos eminentes.
  • Atua também na operação carro pipa.
  • Auxilia aos Bombeiros militar em operação de incêndio, queimadas em rodovias, desabamento em decorrência de efeitos naturais.
  • Fundamentar demolições juntamente com outras secretárias.
  • Auxiliar em avaliação de riscos eminentes de residências e alagamentos.
  • Monitorar os rios, lagos, barragens e outros afluentes.
  • Orientar, dirigir e executar as atividades de pessoal, de finanças, de compras, de serviços, de patrimônio e demais atividades referentes ao suporte administrativo da Pasta.
  •  Trabalho preventivo às drogas em escolas, instituições, eventos e vias públicas.
  •  Atendimento e acolhimento presencial e virtual, de pessoas usuárias, dependentes e co-dependentes.
  • Encaminhamento aos serviços psicossocial, terapêutico, de apoio e/ou emergencial à dependência química de acordo com cada particularidade de cada usuário
  • Elaboração e Execução de projetos de reinserção social após o tratamento para dependência química.
  • Agendamento para palestras e capacitações relacionadas a temática sobre álcool e outras drogas.
  • Apurar infrações disciplinares atribuídas aos servidores integrantes dos quadros da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de São Gonçalo do Amarante, através de processos administrativos disciplinares, iniciados por decisão que reconheceu a existência de indícios das referidas infrações em processo de sindicância.
  • Coordenar a execução da Política de Segurança e Defesa Social do município de São Gonçalo do Amarante.
  • Promover a proteção dos bens, serviços e instalações do município, nos termos da Lei, cuja função é de extrema relevância, sempre com a finalidade pública.
  • Sendo a Ouvidoria Geral, órgão permanente, autônomo e independente, destinará também, a fiscalizar, investigar, auditar e propor políticas de qualificação das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de São Gonçalo do Amarante.

Secretários

Raimundo Demontie Moreira