Secretaria de Educação

Desenvolver e aprimorar as políticas de ensino

A Secretaria de Educação trata-se de órgão da administração pública direta, devidamente criado pela Lei Municipal nº 586 de 16/03/98 e Lei Municipal 656 de 09/03/00, e tem como principais atribuições elaborar, coordenar, monitorar e avaliar as políticas públicas no âmbito educacional, primando pela qualidade do ensino e acesso de todos à educação.

seduc@saogoncalodoamarante.ce.gov.br
(85) 4042-0756
Rua Menezes Pimentel, nº 54, Bairro Centro - São Gonçalo do Amarante/CE, CEP.: 62.670- 000
Segunda a quinta-feira: 7h30 - 11h30 / 13h00 - 17h00
Sexta-feira: 7h30 - 13h30

SERVIÇOS

  •  Possui 21(vinte e uma) Escolas de Ensino Fundamental, que funcionam em regime de horário regular, dentre elas, a Escola José Maria Barros de Pinho localizada no distrito do Pecém funciona em regime de tempo integral, onde atende crianças e adolescentes. Dispõe de Centros de Educação e Desenvolvimento infantil – CEDIs e Centros de Educação Infantil – CEIs distribuídas em Creches onde atendem apenas crianças.
  •   A Educação de jovens e adultos – EJA é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação Básica, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.
  • Centro Educacional de música, que oferece variados serviços. 
  • A brinquedoteca, hoje, tem um papel fundamental na vida das crianças, uma vez que, vem proporcionar as crianças à aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável, onde se brinca e aprende fazendo. É de suma importância destacar nosso objetivo geral que é, despertar o gosto de ler e o prazer de brincar nos alunos de escola pública e, consequentemente, ajudar formar alunos capazes de interpretar bem o que leem e de se expressarem corretamente. Assim, a brinquedoteca e um espaço onde o jogo simbólico e de faz- de – conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos.  
  •  Realiza desde maio 2018 o “Projeto Pedagógico do Curso Inglês Básico”, que visa atender aos alunos do 6º ao 9º ano das séries finais no ensino regular.
  •  Visando também a melhoria de gestão pública e um atendimento de qualidade ao cidadão, a secretaria de educação disponibiliza transportes com 38 (trinta e oito) rotas oficiais e 41 (quarenta e uma) rotas terceirizadas que conduzem alunos para as creches e escolas municipais e estaduais. As rotas oficiais são: 18 (dezoito) municipais, 6 (seis) estaduais e 14 (quatorze) mistas (municipais e estaduais). Atualmente o total de alunos transportados do município são 6.094 (seis mil e noventa e quatro) e 1.587 (hum mil, quinhentos e oitenta e sete) alunos do estado. Também é disponibilizado transportes universitários que beneficiam 1.250 (hum mil, duzentos e cinquenta) alunos, sendo no total de 15 (quinze) rotas oficiais e 11(onze) terceirizadas. As rotas universitárias oficiais são 6 (seis) semanais, 9 (nove) aos finais de semana e as terceirizadas totalizando em 11 (onze) semanais.
  •  Tem como objetivo apresentar o compromisso da Secretaria da Educação com a inclusão e mostrar como acontece o trabalho da equipe de profissionais do NAEDI. Com o objetivo de fazer a Educação especial na perspectiva inclusiva com base no Decreto 3956/2001 (Convenção de Guatemala) e na Declaração de Salamanca.

Secretários

Francisco Ivan de Oliveira

Secretário Municipal

Francisco Fábio Pereira de Oliveira

Secretário Executivo

Skip to content