Esta nova rodada de proteção animal contou mais de três dezenas de pontos de atendimento

Do dia 11 de agosto a 19 de setembro, das 8h às 11h (manhã), e das 13h às 16h (tarde), o Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Saúde (SESA), realizou mais uma etapa de Proteção Animal, via Vacinação Antirrábica, com mais de três dezenas de pontos estratégicos espalhados pelo Município, contemplando 7.117 cães e 2.501 gatos.
Os profissionais envolvidos foram os agentes de combate às endemias, os agentes comunitários de saúde e os médicos veterinários.
Mirtes Soares, Coordenadora de Endemias e Zoonoses de SGA, ressaltou que " a vacinação de cães e gatos interrompe a cadeia de transmissão da raiva. É um ato de cuidado com seu pet e com a comunidade."
Dentre as principais orientações para quem pretende ter um cão ou um gato, enquanto animal de estimação:
- Imunizar seu pet com mais de 03 (três) meses de vida;
- Quando for levar seu cão para ser imunizado, é importante que esteja com coleira e, caso ele seja feroz, utilizar focinheira;
- Os gatinhos quando forem levados para serem imunizados, devem ser conduzidos em caixas de transporte, para evitar fugas e acidentes;
- Se o pet estiver doente, não deve ser vacinado, assim como as fêmeas gestantes ou amamentando filhotes.
VOCÊ SABIA?
A vacinação antirrábica é uma prevenção contra a raiva. Uma doença infecciosa que não tem cura, causada por um vírus, e, se não houver prevenção e controle, pode levar à morte.
A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano) e o vírus está presente na saliva de um animal infectado, podendo ser transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura. Cães e gatos domésticos, morcegos e outros mamíferos silvestres podem transmitir esta doença.