O objetivo é fortalecer o compromisso com a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no campo
O Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da sua Secretaria de Agricultura, em parceria com o AgroAmigo do Banco do Nordeste, a ADAGRI, o Sistema FAEC - SENAR CEARÁ e a Ematerce, ao longo do ano de 2025, a partir do Programa Agricultura Itinerante vem realizando diversas ações, palestras e atendimentos voltados para fortalecer o compromisso com a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no campo.
Dentre as temáticas das palestras ministradas, podem ser citadas:
- Atendimento Jurídico para a Aposentadoria Rural;
- Programa Agro amigo;
- Crédito Patronal.
Já as ações, são as mais diversas, dentre elas:
- Emissão de Cadastro Nacional da Agricultura (CAF);
- Cadastro e demanda de sementes, palma, sorgo, mudas de cajueiro anão precoce, manivas, mudas de frutíferas e mudas nativas;
- Cadastro e Atualização Cadastral do Rebanho Bovino;
- Cadastro Ambiental Rural (CAR);
- Programa Desenrola Rural para Regularização de Dividas com até 80% de desconto.
Antônio José, secretário de Agricultura, destaca a importância do programa como uma iniciativa fundamental de apoio aos agricultores locais, proporcionando serviços essenciais para o preparo da terra e garantindo melhores condições para o cultivo eficiente das áreas produtivas.