O compromisso em prol da Primeira Infância foi proposto pelo TCE Ceará e recebeu a adesão de mais de 40 instituições públicas e privadas
Na manhã desta segunda-feira, (07), foi realizada a solenidade de lançamento do Pacto Cearense pela Primeira Infância, um compromisso proposto pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), que já conta com a adesão de mais de 40 instituições públicas e privadas.
O evento contou com a apresentação musical do projeto social Visão Sonora e da cantora e servidora do TCE Ceará, Elda Maria. Durante a programação, foram exibidos um vídeo retrospectivo
com as ações e encontros técnicos realizados pelo TCE Ceará até a concepção do Pacto Cearense pela Primeira Infância e o site oficial do Pacto, que será um espaço dedicado ao fomento de ações e ao compartilhamento de boas práticas. A programação também incluiu a palestra "A importância da atenção à Primeira Infância como uma prioridade absoluta", ministrada por Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Entre as autoridades presentes no evento, estiveram o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, o presidente do Tribunal de Justiça, Heráclito Vieira, e o senador Cid Gomes. Compareceram também o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz; a conselheira Patricia Saboya; o conselheiro Edilberto Pontes, o representante da Atricon, Edson Ferrari (TCE-GO); além do prefeito Marcelo Teles e da primeira-dama e secretária de Assistência Social de São Gonçalo do Amarante, Geórgia Teles.
O presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, explicou porque decidiu priorizar a temática. "A primeira infância tem ocupado a agenda dos Tribunais de Contas e no TCE Ceará, entendi que também deveríamos abraçar essa causa. O Ceará já avançou bastante nesse cuidado com a primeira infância, mas ainda há muito a ser feito. O caminho para conseguirmos isso é estarmos juntos, engajados e monitorando nosso progresso", afirmou.