O município ocupa o 4° lugar no ranking das cidades que mais se desenvolvem no Ceará.
São Gonçalo do Amarante é destaque entre as 10 cidades do Estado, pelo avanço da Economia! O município vem ganhando notoriedade em todo o Ceará, como a 4ª maior Economia, segundo indicadores de desempenho econômico das cidades cearenses, disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Pesquisadores do IPECE se baseiam em vários fatores, como: Produto Interno Bruto (PIB); Geração de Empregos Formais; Grau de Escolaridade no Mercado de Trabalho; Nível de Renda da População; Qualidade da Gestão Pública; entre outros.
O ranking dos 10 primeiros municípios cearenses, que mais vêm se desenvolvendo economicamente, concentra seis cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF):
1 - Pereiro (cidade pequena com menos de 20.000 habitantes, conta com um Hub de Telecomunicações);
2 - Eusébio (cidade que conta com uma renda per capita muito alta);
3 - Fortaleza (capital cearense que concentra muitos empregos);
4 - São Gonçalo do Amarante (sua renda vem crescendo cada vez mais devido ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o que atrai uma série de grandes empresas para a RMF);
5 - Maracanaú (conta com um amplo nicho industrial);
6 - Sobral (grande polo econômico da região Norte do Ceará);
7 - Aquiraz (economia centrada no turismo, produção agrícola e industrial);
8 - Aracati (sua economia se baseia fortemente no turismo);
9 - Itaitinga (distante 33 km de Fortaleza, se destaca por dispor de um forte Hub Logístico);
10 - Icapuí (economia centrada no turismo).
O prefeito Marcelo Teles recebe a divulgação desse ranking com grande entusiasmo e o concebe como um grande avanço, que garante cada vez mais oportunidades, qualificação, geração de emprego e renda para o povo gonçalense. "A economia segue em constante progresso e SGA avançando!"