Prefeitura intensifica fiscalização de cumprimento de normas durante a retomada das atividades econômicas em São Gonçalo do Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante reforçou a fiscalização e vistoria em comércios e estabelecimentos para garantir a retomada gradual, segura, durante a retomada das atividades econômicas em São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o diretor municipal de Defesa Civil, Patrimônio e Cidadania, Major Everton Farias, as ações de vistoria nos comércios haviam sido interrompias nos últimos dias, para o resgatar as famílias vítimas dos alagamentos em São Gonçalo do Amarante. “Todos os órgãos da prefeitura se mobilizaram para o resgate das famílias, mas estamos retornando com as ações de fiscalização de distanciamento entre pessoas, no combate a aglomerações, na observância ao cumprimento das normas do Decreto Municipal”, ressaltou.

O trabalho é realizado por equipes da Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Polícia Militar.

Segundo o subcomandante da Guarda Municipal, Moraes, as equipes já estiveram na região litoral, nos Distritos da Taíba e Pecém, onde foi constatado que a maioria dos estabelecimentos fiscalizados tem atendido às orientações, porém alguns estabelecimentos acabaram sendo notificados por desobedecer às recomendações.

O subcomandante informou que aconteceram duas intervenções envolvendo comerciantes, sendo uma na Sede e outro no Distrito do Pecém. Os proprietários dos estabelecimentos foram encaminhados à delegacia, por insistir no descumprimento ao Decreto Municipal. “Nós realizamos a vistoria e orientamos sobre as irregularidades, mas temos que notificar os casos de reincidência. Estamos intensificando as vistorias, no sentido de orientar para a importância do cumprimento às regras estabelecidas pelo Decreto Municipal e alertando para as multas, caso haja descumprimento. O risco para a disseminação do coronavírus ainda é grande e temos que garantir que isso não aconteça”, enfatizou.

Durante as blitz sanitárias, os fiscais também identificaram muitas pessoas sem máscaras. Segundo o Major Everton, a orientação é para o uso das máscaras e de forma correta, cobrindo boca e nariz, além do uso ser obrigatório.

Para denunciar o descumprimento do Decreto Municipal, durante a retomada das atividades econômicas ou quaisquer irregularidades nos estabelecimentos em São Gonçalo do Amarante, ligue para o número 153 ou (85) 33157416, da Guarda Civil Municipal ou para o 190, Polícia Militar.