Rede de atendimento de Prevenção e Combate às Drogas continua atuante durante a pandemia

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, criou, em 2013, um projeto voltado para prevenir e combater as drogas, através do diálogo e da informação nas escolas do nosso município. No dia 26 de junho, comemora-se o Dia Internacional Sobre o Abuso e Tráfico de Drogas. 

Nesta Semana de Prevenção e Combate às Drogas, celebrada entre os dias 23 a 26 de junho de 2020, o Governo Municipal lembra que o projeto continua funcionando como um serviço essencial. Mas devido à pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento social, os grupos de apoio substituíram as reuniões presenciais pelas virtuais. 

A ideia é dar continuidade ao suporte oferecido aos dependentes químicos e suas famílias, de acordo com as diretrizes da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), sobre o tratamento de dependentes químicos durante a pandemia, para garantir a segurança de todos. 

O projeto disponibiliza um telefone disponível 24 horas para orientação, e, caso precisem de internação, o paciente será devidamente levado as comunidades terapêuticas e clínicas. 

Alguns indivíduos apresentam mais vulnerabilidade ao vício de drogas do que outros. Pessoas com histórico de dependência química na família estão no grupo de risco. A maconha é a droga ilícita mais utilizada, cerca de 8,8% da população do Brasil. O álcool é utilizado por 54% da população (2012). O número de dependentes de álcool ou outras drogas no Brasil chega a 5,7%, segundo o Lenad (2013).

NÓS PODEMOS AJUDAR VOCÊ

Grupo de ajuda para os familiares 

  • Telefone: (85) 98599-0000 
  • Rossana Brasil: (85) 98701-4691 
  • Jorge Damasceno (85) 98675-0699
Top