Prefeitura testa profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19

Em mais uma etapa de combate ao coronavírus em São Gonçalo do Amarante, o Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, está testando profissionais que estão trabalhando na linha de frente de enfrentamento à Covid-19. A ideia é identificar os casos que não desenvolveram sintomas da doença.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, recepcionistas, agentes administrativos e auxiliares de serviços gerais das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão testados. De acordo com Mabel Girão, Secretária Municipal de Saúde e Coordenadora do ComVida, a equipe está seguindo cronograma e deve realizar a testagem em todos os profissionais da saúde, tanto sintomáticos, que apresentam três ou mais sintomas, quanto os assintomáticos, para identificar aqueles que não apresentam sintomas, mas que estão com coronavírus.

Segundo Mabel Girão, a Secretaria de Saúde o quadro de funcionários conta com 840 funcionários, desse total, os que pertencem ao grupo e risco, estão em casa. Atualmente, mais de 600 profissionais estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus. “Queremos identificar quais profissionais estão com o vírus, mas não apresentam sintomas. Após diagnosticar positivo, esses profissionais serão afastados do serviço até completar a quarentena, tratados e acompanhados, seguindo o protocolo”, explicou Mabel.

A Secretária de Saúde reforça a importância do distanciamento social, do uso de máscaras e de higienização para todos, como forma de redução de disseminação do coronavírus.

Para Mabel, é preciso seguir as recomendações, pois, nem todo mundo apresenta os sintomas, mas porta o vírus e pode infectar muitas pessoas. “A orientação é usar máscara e praticar higienização das mãos, além de seguir as recomendações e orientações de prevenção para proteção individual e dos outros. Por isso, use máscaras e respeite o distanciamento social, pra proteger você e ou outros”, orienta.

A secretária lembrou ainda que existe um canal para quem deseja ligar e tirar dúvidas, buscar orientações para casos individuais. Através do Disque Saúde, as pessoas podem receber atendimento e orientação sobre a Covid-19.

O serviço funciona por meio de teleatendimento, e conta com dois números de telefone: (85) 99130-7241 e (85) 98225-2877. As ligações podem ser feitas também via WhatsApp.

O Disque Saúde faz parte das ações do ComVida (comitê de combate ao coronavírus em SGA). O atendimento acontece diariamente, das 8h às 20h, e é realizado por uma equipe de multiprofissionais de diversas áreas como médicos, enfermeiros e equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf).