Central de Abastecimento Farmacêutico de São Gonçalo do Amarante é reabastecida com novo lote de medicamentos

Priorizar a saúde é um dos principais compromissos da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que tem cuidado da saúde da população com dedicação e com ações concretas. Uma prova desse compromisso com a saúde pública, como explica o Prefeito Cláudio Pinho, é a aquisição de medicamentos importantes para melhor servir à população gonçalense, gratuitamente.

Entre os dias 15 e 18 de junho de 2020, a Central de Abastecimento Farmacêutico de São Gonçalo do Amarante (CAF) foi reabastecida com estoque de medicamentos diversos, de alto custo, de uso controlado e outros como insulina, para suprir a necessidade da população.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a CAF é o setor responsável pela programação, aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos e insumos dos programas da Assistência Farmacêutica e pela programação anual do elenco de material de enfermagem, medicamentos, material odontológico e laboratorial para licitação.

A aquisição dos medicamentos dos programas da Assistência Farmacêutica é feita através de uma programação pactuada integrada (PPI) entre União, Estado e Município, onde cada esfera fica responsável por um repasse financeiro anual para compra dos medicamentos e insumos.

O município de São Gonçalo do Amarante opta pela compra centraliza, pois essa é vantajosa devido ao alto poder de barganha na compra de medicamentos e insumos, barateando esses itens. A Coordenadoria da Assistência Farmacêutica (COASF) é o órgão Estadual responsável por fazer a compra e repasse dos itens aos municípios. Essa distribuição é feita de forma trimestral.

Para o ano de 2020, o valor da verba da PPI para a aquisição dos medicamentos foi de R$ 772.332,18, sendo R$ 290.532,00 referente a contrapartida municipal.

A primeira cota dos medicamentos da PPI de 2020 foi recebida na primeira quinzena de junho e a distribuição dos itens já foi iniciada.

Além dos medicamentos da PPI, o município ainda compra, com recursos próprios, através de licitação, alguns itens que não são contemplados pelos programas.

De acordo com Karla Melyse de Castro, farmacêutica responsável pelo CAF Municipal, alguns medicamentos podem ser entregues à população, como os do tipo controlados. “Para ter acesso aos medicamentos, é necessário estar com a receita médica atualizada, com prazo de até 30 dias, RG e o CadSus”, explica.

A Central de Abastecimento Farmacêutico de São Gonçalo do Amarante – CAF funciona à Rua Major Adelino, S/Nº – Centro – São Gonçalo do Amarante, Ceará.