Prefeitura de São Gonçalo do Amarante prioriza atenção e cuidado às gestantes durante pandemia

O atendimento às gestantes de São Gonçalo do Amarante tem sido prioridade, mesmo durante a pandemia do coronavírus. Para a coordenadora de Atenção Básica de SGA, Márcia Porfírio, é importante que a gestante seja acompanhada desde os primeiros meses de gestação para receber o acompanhamento correto. “Após a confirmação da gravidez, por meio de teste rápido, a gestante dá início ao pré-natal, e realiza exames de sangue, urina e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de exames de sangue e urina, como também ultrassonografia obstétrica. Esses exames são muito importantes para a saúde da mamãe e do bebê”, explica.

Neste período de pandemia, as consultas são viabilizadas por meio de agendamento, organizados pelos Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs), para evitar aglomerações e riscos para as gestantes.

Durante o pré-natal, as futuras mamães recebem todo o acompanhamento de multiprofissionais com acolhimento e orientação, desde a prescrição de suplementos vitamínicos, aos agendamentos de retorno mensal ou quinzenal, conforme orientação médica.

A vacinação contra a gripe tem sido uma grande parceira no combate ao coronavírus, sendo indispensável que as gestantes sejam vacinadas.

Com cerca de 412 gestantes, até terça-feira, 2 de junho de 2020, o município já realizou vacinação contra a gripe em mais de 200 gestantes e 29 puérperas. A vacinação prossegue durante todo o mês de junho.

O ginecologista da Policlínica de São Gonçalo do Amarante, Dr. Marcos Vinícios, orienta às gestantes do município que durante este período de distanciamento social, as futuras mães sigam todas as recomendações e cuidados, como o uso de máscaras, lavar as mãos regularmente e o uso de álcool em gel 70%.

O médico enfatiza ainda, a necessidade de permanecer em casa e sair somente quando for estritamente necessário.

Top