Secretaria de Saúde capacita profissionais para realização de coleta de casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante vem capacitando profissionais da saúde para a realização de coleta de exames para detecção do coronavírus (Covid-19). O treinamento é para enfermeiros de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de profissionais e técnicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pecém e do Hospital Geral Luíza Alcântara e Silva.

Equipes do SOS também receberam capacitação sobre o uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI), higienização de ambulâncias e fluxo de transferência dos pacientes de acordo com o Plano de Contingência do Governo do Ceará.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Kylvia Gardênia Torres, as capacitações são preventivas e fundamentais neste momento para preparar os profissionais da saúde do município diante de casos suspeitos do novo coronavírus.

Segundo a coordenadora, o município aguarda a chegada dos testes rápidos adquiridos pela secretaria, para dar início as visitas de coleta domiciliares em casos suspeitos da Covid-19. “Por enquanto estamos trabalhando com coleta swab (o teste é realizado com uma espécie de cotonete), para detecção do coronavirus e está sendo disponibilizado pelo Governo do Estado apenas para casos graves e profissionais da saúde que tenham sintomas”, explicou.

Top