NOTA DE ESCLARECIMENTO COMITÊ GESTOR DE MONITORAMENTO E AÇÕES

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante informa que, em virtude de indícios de aparecimento de resíduos de óleo nas praias de nosso litoral, trazidos pelas correntes marinhas, foi criado um Comitê Gestor de Monitoramento e Ações, formado por representantes do Corpo de Bombeiros (Unidade Pecém), Defesa Civil do Município e Estado, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB, Regionais da Taíba, Siupé e Pecém e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado – SEMA.

O Comitê está adotando providências de gerenciamento, ações de mobilização e informação, monitoramento e prevenção para reduzir os impactos das manchas de óleo no meio ambiente, além de prevenir possíveis danos à saúde de nossos munícipes e turistas que frequentam as praias do nosso litoral.

O Comitê alerta à população para evitar e não utilizar o trecho da praia, em caso de aviso de   contaminação, evitar tomar banho e principalmente evitar o contato físico com o óleo nessas localidades. As manchas de óleo são tóxicas e além de oferecer riscos ao ecossistema, podem trazer danos à saúde a curto, médio e longo prazo.

O Comitê informa ainda,  que uma equipe já está sendo treinada e devidamente equipada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a fim de isolar e atuar nesses trechos para a remoção de possíveis resíduos, objetivando minimizar o impacto dessa substância tóxica em nosso litoral.

Solicitamos a colaboração e compreensão de todos e pedimos que a população esteja consciente para possíveis notícias falsas (Fake News) que possam surgir com o objetivo de causar pânico, noticiando de forma errônea e confundindo a população sobre a verdade dos fatos.

Qualquer dúvida, informação ou esclarecimento entre em contato com a Defesa Civil Municipal através do número: 991648817.

Atenciosamente,

Comitê Gestor Municipal de Monitoramento e Ações da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.