São Gonçalo realiza carnaval da paz e da alegria e garante segurança nos quatro dias de folia

O Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante promoveu um carnaval da paz, da alegria e muita diversão da praia ao sertão.

Foram quatro dias (02 à 05 de março), de muita folia com uma mega infraestrutura que garantiu um carnaval tranquilo em todas as localidades.

A fanqueira Nick Sol, o forrozeiro Léo Gordinho e o cantor Júnior Viana foram algumas das atrações nos quatro dias de carnaval.

Em parceria com as demais secretarias e com órgãos de segurança, as secretarias de Governo e Cultura e Turismo realizaram diversas ações para realizar o melhor carnaval do município.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município – Semurb, tem realizado durante todo o mês a Operação Cidade Limpa, dando continuidade ao trabalho de limpeza e desobstrução das ruas e avenidas, com a retirada de lixo e entulho em vários pontos da cidade. A medida visa à prevenção de acúmulo de lixo neste período chuvoso, evitando a proliferação do mosquito transmissores das arboviroses.

De Acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo Do Amarante foram recolhidos 300 mil kg de lixo domiciliar. Aproximadamente  120 mil kg de podas de árvores foram recolhidas no mesmo período.

Vale ressaltar que as equipes de limpeza trabalharam em esquema de plantão, realizando toda a limpeza urbana do município durante o período de carnaval.

Durante o carnaval, a Secretaria de Saúde, através das equipes da Endemias, Vigilância Sanitária e Atenção Básica realizaram ações preventivas promoveram blitz educativa no Pecém e Taíba sobre os cuidados com a saúde, distribuindo kites com preservativos e informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis e as arboviroses. O Hospital Municipal, a Upa 24h do Pecém e ambulâncias estiveram em sistema de plantão e prontidão para possíveis ocorrências. Na Taíba, a unidade de saúde local também funcionou em sistema de plantão.

Para garantir a segurança dos foliões foi realizada uma força tarefa que contou com equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Demutran e Polícia Rodoviária Estadual que realizou intensa fiscalização nas estradas, inclusive operando com Drone em algumas localidades pontuais, com resultado positivo garantindo segurança também nas estradas durante o período.

A segurança foi reforçada por equipes da Policia Militar, Civil, Guarda Municipal, Demutran e Corpo de Bombeiros.

A Guarda Civil Municipal atuou na segurança da operação Carnaval da Alegria 2019, com efetivo de 77 Guardas por dia,  distribuídos na Sede , Croatá, Taíba, Pecém Siupé  e sertão.

Equipes motorizadas realizaram rondas e fiscalização em prédios públicos e escolas do município e poluição sonora, finalizando o evento sem nenhum alteração grave.

A operação carnaval seguro foi coordenada pela Diretoria da Defesa Civil, Patrimônio e Cidadania, que tem à frente o Major Everton e o sub diretor R. Cunha, além do comandante da guarda Marcílio e o subcomandante Moraes.

A Polícia Militar realizou uma operação intensiva e ostensiva durante o carnaval nas localidades.

Segundo o Capitão da PM Lutiane Rodrigues, as ações foram realizadas com equipes do Canil, Cavalaria, Grupamento Raio e reforço da Capital, além da parceria de outros órgãos como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito de São Gonçalo do Amarante. Foram realizadas barreiras nas estradas, abordagens a veículos, além do combate a poluição sonora e aumento da presença ostensiva da PM nas praias e locais de realização do evento carnavalesco.

O cantor Léo Gordinho fez a festa na Taíba e no Pecém

O Carnaval da Alegria 2019 contou com diversas atrações e bandas musicais, dando ênfase e valorização aos talentos da terra, contou ainda com blocos carnavalescos e o tradicional mela-mela.

A Bandinha Carnavalesca do Zé Joana já é tradição no Município

Para o cantor Andrew Castro, da Banda Hitz é importante a participação dos artistas locais nos grandes eventos do município. Isso mostra a valorização do Governo Municipal para com os talentos da terra.

O cantor Andrew Castro e a Banda Hitz são talentos de São Gonçalo do Amarante.

A iniciativa é do Governo Municipal, em parceria com a Secretaria de Cultura, com o apoio das secretarias de Governo, Saúde, Educação, Esporte e Juventude, Meio Ambiente e Urbanismo, Infraestrutura, Demutran e Guarda Municipal.

Com informações da Assessoria de Comunicação – Asscom.