NOTA DE ESCLARECIMENTO SAÚDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante por meio da Secretaria de Saúde vem tornar a público esclarecer que a paciente Kátia, foi encaminhada da Unidade Básica de Saúde para avaliação obstétrica pois estava com 41 semanas (9 meses e 7 dias).

A mesma estava com o Bebê encaixado, bolsa íntegra e já estava apresentando contrações uterinas.

Após a paciente passar por exames como ultrassonografias , disponíveis na atenção à saúde de São Gonçalo , foi encaminhada ao hospital municipal , que prontamente foi recepcionada por uma enfermeira especialista em parto ( enfermeira obstetra) ...

O colo já estava dilatado 4 cm e o trabalho de parto foi conduzido com ocitocina e exercícios na vertical e respiratórios ,com enfermeira obstetra e técnica de obstetrícia sempre presentes. Estava evoluindo bem quando apresentou sangramento uterino repentino e intenso com parada das contrações. A médica Obstetra ( médica especialista em partos ) foi chamada e logo diagnosticou o Descolamento de Placenta. Imediatamente a gestante foi encaminhada para a MARTENIDADE ESCOLA ASSIS CHATEUBRIAND

A gestante foi transferida adequadamente e acompanhada , durante todo o percurso da transferência ,pela técnica de enfermagem, a enfermeira e a médica obstetra. Manteve-se estável durante todo o percurso e foi imediatamente avaliada ao chegar MATERNIDADE ESCOLA , devido a gravidade do caso.

Após avaliação do Obstetra plantonista da “MEAC “que concordou com o diagnóstico feito pelos profissionais do hospital de São Gonçalo ,de descolamento placentário, a gestante foi levada para o centro cirúrgico e foi submetida a um parto cesáreo de alto risco. Infelizmente o Bebê foi à óbito devido a hemorragia uterina e a gestante ainda está em risco porque perdeu muito sangue. Toda equipe do hospital ,assim como toda a secretaria de saúde de SGA estão sensibilizados pelo caso e mantém orações para a mais rápida recuperação da paciente.