Balanço apresenta ações desenvolvidas na área da Saúde de São Gonçalo do Amarante

O Prefeito Cláudio Pinho fez uma ampla prestação de contas e destacou importantes ações desenvolvidas ao longo de seis anos de trabalho à frente da Prefeitura Municipal.

Com foco na melhoria da qualidade de vida dos gonçalenses, um dos principais investimentos tem sido na saúde e bem estar da população como a entrega do novo Hospital Municipal, que será referência para a macrorregião.

Com as obras de reforma e ampliação em fase de acabamento, o novo Hospital Municipal, com área de mais de 6 mil metros de área construída, será uma das grandes realizações da gestão, com capacidade de até 93 leitos, distribuídos em clinica médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica.

Além do Hospital Municipal, o Prefeito vai entregar novas Unidades Básicas de Saúde no Siupé,  do bairro Passagem e Salgado dos Moreiras. Em breve será reinaugurado a Unidade Básica de Saúde da Tabuba.

Na Atenção Básica, as equipes de Saúde da Família tem cobertura de 100% no atendimento às famílias nas Unidades Básicas de Saúde. Somente em 2018 foram realizados 115.274 atendimentos nos postos de saúde do município.

No Hospital Municipal e na Upa 24h do Pecém foram realizados 114.886 atendimentos médicos. Com uma média de 9.569 atendimentos médicos de urgência e emergência, por mês.

O município tem realizado grandes conquistas também na área da saúde.

O Selo Bronze, conquistado no ano de 2018, pela qualidade na Atenção Primária à Saúde, concedido aos municípios com melhor desempenho na qualidade do atendimento básico de saúde à população.

Outras duas importantes conquistas foram na área da Vigilância em Saúde, com certificação por indicadores de alto nível.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS, que avalia a qualidade das ações e serviços oferecidos aos cidadãos. Esse programa objetiva garantir o acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, reduzindo as iniquidades e promovendo qualidade de vida dos brasileiros.

O município alcançou 100% das metas, estando entre os quatro municípios, em todo território nacional, a conquistar esse nível.

O alcance de 100% das metas de monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, através do incentivo “Todos contra o Mosquito” e 100% dos indicadores do PQA-VS 2017 foi outra importante conquista também na área da Vigilância em Saúde.

Por essas conquistas o município recebeu do Governo do Estado o prêmio de Excelência na qualidade dos serviços ofertados à população gonçalense.

Na Saúde Bucal, o município também tem alcançado destaque em nível nacional. Com atendimento diferenciado, a equipe de Saúde Bucal do município tem conquistado importantes prêmios como o primeiro lugar no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O reconhecimento foi feito neste ano pelo Conselho Federal de Odontologia, que avaliou os investimentos realizados na área da saúde e as ações voltadas à promoção de saúde bucal.  O município já tinha conquistado o primeiro lugar estadual e o segundo lugar nacional na edição anterior do prêmio, realizado pelo Ministério da Saúde

Atualmente o município conta com 17 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), realizando atendimentos de restauração, exodontia, raspagem, e aplicação de selante.

Somente em 2018, a Saúde Bucal do município realizou 37.901 atendimentos em todos os postos de saúde.

O Terceiro Turno Odontológico é o grande diferencial nos serviços de saúde bucal e realiza atendimento nas unidades da Sede e Pecém Planalto, no distrito do Pecém.

Com a aquisição de novas ambulâncias e UTI Móveis, novos e importantes equipamentos de uso médico-hospitalar e mobiliário e novos computadores e a implantação do prontuário eletrônico e informatização do atendimento de urgência e emergência, a saúde do município ampliou e garantiu um atendimento mais rápido e humanizado à população.

A entrega de cadeiras de rodas foi outra importante ação da gestão municipal para assegurar o direito de ir e vir daquelas pessoas com mobilidade reduzida, garantindo mais autonomia e praticidade para os pacientes portadores de necessidades especiais.

O Prefeito ressaltou também, os investimentos na saúde com a construção do novo Centro de Reabilitação Municipal. As obras seguem em ritmo acelerado. O novo centro vai oferecer atendimento voltado para a área de reabilitação habilitação física e intelectual com capacidade de atendimento em cada área de no mínimo 200 usuários/mês.

A construção do centro é mais um importante passo para a melhoria da qualidade e valorização da saúde do povo de São Gonçalo do Amarante.

São ações desenvolvidas pensando no compromisso em garantir mais qualidade de vida para a população de São Gonçalo do Amarante.

Confira na íntegra essas e outras importantes ações desenvolvidas durante os 06 anos de gestão do Prefeito Cláudio Pinho.

Clique no áudio abaixo: