Valorização do Magistério e educação de qualidade são prioridades da gestão Cláudio Pinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

RETROSPECTIVA 2013 A 2018

O Governo de São Gonçalo do Amarante tem como uma de suas principais diretrizes a garantia de uma educação de qualidade para todos, o que requer um olhar específico para esta pasta, no que diz respeito a valorização do magistério,  concretizado através das seguintes ações:

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS:

O Governo Municipal, por reconhecer no processo seletivo, uma forma respeitosa de garantir o direito de todos, oportunizando o acesso de forma democrática, mediante requisitos pré-estabelecidos, independente de classe social, religião ou política, otimizou desde o inicio de seu primeiro mandato a realização do mesmo para contratação de servidores públicos. Ação exitosa que melhorou e continua melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos.  

GARANTIA DE 1/3 DE PLANEJAMENTO PARA TODOS OS PROFESSORES:

O governo municipal reconhecendo o direito conquistado por todos os professores, no que diz respeito a carga horária de planejamento, se fez cumprir a mesma em sua totalidade e a tempo, por entender a importância deste momento, no planejar e pesquisar, para elaboração de aulas dinâmicas e direcionadas as necessidades dos alunos.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos e bonificar os professores por meritocracia, foi criada a Avaliação Interna Municipal de Desempenho dos alunos da rede escolar, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Uma vez estabelecida à meta de desempenho de 60% para fazer jus à bonificação, as turmas que atingissem o percentual proposto na aferição do conhecimento, o professor receberia de forma correspondente o valor salarial.  As Avaliações Internas Municipal de Desempenho ocorreram de forma censitária, beneficiando todos os profissionais da educação.

13º SALÁRIO PARA CONTRATADOS

Reconhecendo a importância de todos envolvidos na busca para uma Educação de Qualidade, pelo compromisso e empenho no chão da sala de aula, que o Governo Municipal deu a todos os professores contratados o direito de receber o 13º salário, por entender que não há distinção na realização de tarefas, uma vez que todos cumprem o mesmo papel. Foram beneficiados mais  320 professores.

 

REAJUSTE DOS CARGOS DE GESTÃO

Entendendo a importância das lideranças mediadoras da educação no contexto da escola e a defasagem financeira diante do contexto estadual, se fez necessário o reajuste  das gratificações de diretores e coordenadores pedagógicos de 50% a 70% a desde o segundo semestre de 2014.

HORAS SUPLEMENTARES

Atendendo os anseios dos 82 professores, que vinham a anos lecionando com carga horária suplementar, que o Governo Municipal efetivou de forma definitiva a carga horária dos respectivos professores, por respeito e entendimento da grandiosa contribuição dada à educação deste município. A referida ação veio trazer tranquilidade nos termos financeiros e de aposentadoria nos tempos futuros. Mais uma grande conquista dos educadores de SGA, que já foi assinada e aprovada pelo prefeito Cláudio Pinho.

 ANUÊNIO

No segundo semestre de 2014, tivemos o retorno do anuênio para o magistério, direito devolvido pela atual gestão, beneficiando mais de 441 professores, uma conquista que veio como melhoria salarial para os professores.

CONCURSO PÚBLICO

Com o objetivo de suprir as carências de professores, foi realizado concurso público da rede municipal em 2014. No segundo semestre estes professores aprovados assumiram seus cargos nas escolas para as quais fizeram as inscrições.

FGTS

Desde o final de 2014, os professores contratados estão com seus direitos garantidos. O FGTS está sendo descontado dos contratados para garantir auxílio aos professores quando estes encerrarem seus contratos.

REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES

O reajuste salarial dos professores vem sendo respeitado conforme rege a Lei do Piso Salarial a nível nacional, ocorrendo na maioria das vezes aumento acima do percentual estipulado pelo MEC ao longo dos últimos seis anos. O Governo Municipal, comprometido com a lei de responsabilidade fiscal, sempre procura atender as necessidades da categoria, de forma consciente e coerente com a realidade municipal.

 

 

Compromisso, valorização e respeito com o magistério são o grande diferencial para realizar importantes conquistas e méritos  na Educação de nosso município.

 

 

 

Papai Noel realiza desejo de crianças que escreveram pedindo presentes em São Gonçalo do Amarante

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Bom Velhinho recebeu mais de 500 cartinhas de crianças de diversas localidades do município. A equipe responsável pela Casa do papai Noel resolveu sortear algumas cartinhas para realizar o sonho infantil.

 

 

O ano de 2019 já começou, mas o Papai Noel ainda está realizando sonhos em São Gonçalo do Amarante. Na noite desta quarta-feira (09), o Bom Velhinho ainda estava atendendo aos pedidos de presentes de crianças do município, em sua residência, acompanhado do Prefeito Cláudio Pinho e de sua equipe de gestão.

O pequeno Marcos Rian, de 06 anos era só felicidade na noite de ontem. O garoto foi um dos 16 sorteados na promoção de Natal realizada pelo Papai Noel de São Gonçalo do Amarante. Rian havia escrito uma cartinha, pedindo uma bateria ao Papai Noel.

Na cartinha que escreveu para o Papai Noel, Marcos Rian acreditava tanto que iria ganhar a bateria que desenhou recebendo o brinquedo das mãos do Bom Velhinho.

 

Como ele mais 15 crianças tiveram seu desejo atendido pelo Noel. Elizabeh, de 10 anos também ganhou presente. Ela escreveu pedindo uma bicicleta. A mãe disse que nem acreditou quando recebeu a notícia. “Achei que era um trote. A minha filha está muito feliz com o presente que ela pediu ao Papai Noel”, disse a mãe da menina.

A pequena Elizabet quase não se conteve de tanta emoção ao lado de papai Noel e do Prefeito Cláudio Pinho quando viu seu desejo realizado.

De acordo com a secretária Executiva do Gabinete do Prefeito, Elsa Rodrigues, a iniciativa foi uma resposta para as mais de 500 cartinhas escritas por crianças de todas as localidades do município e depositadas na caixa dos correios localizada na Casa do Papai Noel.

 

 

O Prefeito Cláudio Pinho fez questão de recepcionar as crianças na visita ao Papai Noel para receber os presentes pedidos nas cartinhas.

 

Segundo a servidora, as cartinhas chegam todos os anos, no período natalino. Idealizadora da Casa do Papai Noel desde 2015, a secretária decidiu fazer um sorteio e atender a alguns pedidos. Ela garante que este ano de 2019, vai realizar novamente o sonho de algumas dessas crianças, com o objetivo de manter vivo o espírito do Natal, refletido no sorriso e no rosto de cada criança que acredita no sonho e na fantasia.

 

Agora é começar a escrever e esperar o Papai Noel ler as cartinhas da criançada.

Por Assessoria de Comunicação – Asscom.

 

A equipe por trás da realização do sonho de natal.

 

Programa Primeira Chance seleciona currículos para banco de estágio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão – SEPLAG informa que a instituição Universidade Patativa do Assaré, responsável pela gestão do Programa de Estágio da Prefeitura, estará nesta terça, quarta e quinta-feira, 15, 16 e 17 de janeiro, das 09h às 12h e das 13h às 16h, no auditório da Prefeitura Municipal, recebendo currículos de estudantes em cursos de formação (Ensino Médio, Técnico e Superior), na intenção de compor um banco de cadastro para eventual contratação de estagiários neste ano de 2019.

Serviço: A Prefeitura Municipal funciona à Rua Ivete Alcântara, 120 - São Gonçalo do Amarante.

Balanço apresenta ações desenvolvidas na área da Saúde de São Gonçalo do Amarante

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Balanço apresenta ações desenvolvidas na área da Saúde de São Gonçalo do Amarante

 

O Prefeito Cláudio Pinho fez uma ampla prestação de contas e destacou importantes ações desenvolvidas ao longo de seis anos de trabalho à frente da Prefeitura Municipal.

 

Com foco na melhoria da qualidade de vida dos gonçalenses, um dos principais investimentos tem sido na saúde e bem estar da população como a entrega do novo Hospital Municipal, que será referência para a macrorregião.

 

Com as obras de reforma e ampliação em fase de acabamento, o novo Hospital Municipal, com área de mais de 6 mil metros de área construída, será uma das grandes realizações da gestão, com capacidade de até 93 leitos, distribuídos em clinica médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica.

Além do Hospital Municipal, o Prefeito vai entregar novas Unidades Básicas de Saúde no Siupé,  do bairro Passagem e Salgado dos Moreiras. Em breve será reinaugurado a Unidade Básica de Saúde da Tabuba. 

 

Na Atenção Básica, as equipes de Saúde da Família tem cobertura de 100% no atendimento às famílias nas Unidades Básicas de Saúde. Somente em 2018 foram realizados 115.274 atendimentos nos postos de saúde do município.

 

No Hospital Municipal e na Upa 24h do Pecém foram realizados 114.886 atendimentos médicos. Com uma média de 9.569 atendimentos médicos de urgência e emergência, por mês.

 

O município tem realizado grandes conquistas também na área da saúde.

O Selo Bronze, conquistado no ano de 2018, pela qualidade na Atenção Primária à Saúde, concedido aos municípios com melhor desempenho na qualidade do atendimento básico de saúde à população.

Outras duas importantes conquistas foram na área da Vigilância em Saúde, com certificação por indicadores de alto nível.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS, que avalia a qualidade das ações e serviços oferecidos aos cidadãos. Esse programa objetiva garantir o acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, reduzindo as iniquidades e promovendo qualidade de vida dos brasileiros.

O município alcançou 100% das metas, estando entre os quatro municípios, em todo território nacional, a conquistar esse nível.

 

O alcance de 100% das metas de monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, através do incentivo “Todos contra o Mosquito” e 100% dos indicadores do PQA-VS 2017 foi outra importante conquista também na área da Vigilância em Saúde.

Por essas conquistas o município recebeu do Governo do Estado o prêmio de Excelência na qualidade dos serviços ofertados à população gonçalense.

 

Na Saúde Bucal, o município também tem alcançado destaque em nível nacional. Com atendimento diferenciado, a equipe de Saúde Bucal do município tem conquistado importantes prêmios como o primeiro lugar no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O reconhecimento foi feito neste ano pelo Conselho Federal de Odontologia, que avaliou os investimentos realizados na área da saúde e as ações voltadas à promoção de saúde bucal.  O município já tinha conquistado o primeiro lugar estadual e o segundo lugar nacional na edição anterior do prêmio, realizado pelo Ministério da Saúde

Atualmente o município conta com 17 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), realizando atendimentos de restauração, exodontia, raspagem, e aplicação de selante.

Somente em 2018, a Saúde Bucal do município realizou 37.901 atendimentos em todos os postos de saúde.

O Terceiro Turno Odontológico é o grande diferencial nos serviços de saúde bucal e realiza atendimento nas unidades da Sede e Pecém Planalto, no distrito do Pecém.

 

Com a aquisição de novas ambulâncias e UTI Móveis, novos e importantes equipamentos de uso médico-hospitalar e mobiliário e novos computadores e a implantação do prontuário eletrônico e informatização do atendimento de urgência e emergência, a saúde do município ampliou e garantiu um atendimento mais rápido e humanizado à população.

 

A entrega de cadeiras de rodas foi outra importante ação da gestão municipal para assegurar o direito de ir e vir daquelas pessoas com mobilidade reduzida, garantindo mais autonomia e praticidade para os pacientes portadores de necessidades especiais.

 

O Prefeito ressaltou também, os investimentos na saúde com a construção do novo Centro de Reabilitação Municipal. As obras seguem em ritmo acelerado. O novo centro vai oferecer atendimento voltado para a área de reabilitação habilitação física e intelectual com capacidade de atendimento em cada área de no mínimo 200 usuários/mês.

 A construção do centro é mais um importante passo para a melhoria da qualidade e valorização da saúde do povo de São Gonçalo do Amarante.

 

São ações desenvolvidas pensando no compromisso em garantir mais qualidade de vida para a população de São Gonçalo do Amarante.

 

Confira na íntegra essas e outras importantes ações desenvolvidas durante os 06 anos de gestão do Prefeito Cláudio Pinho.

 

Clique no áudio abaixo: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=jvGh7aw7-HY&feature=youtu.be

Subcategorias