Fiscalização e ação educativa em pousadas do Pecém intensificam medidas de combate à Covid-19 em SGA

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Pecém, realizou fiscalização e ação educativa em pousadas no distrito do Pecém.

As ações aconteceram na terça-feira, 2 de junho de 2020, e tiveram como objetivo intensificar as medidas de combate à Covid-19, em pousadas do Pecém e na localidade de Colônia de Férias.

Na ocasião das visitas, os técnicos da secretaria verificaram a temperatura de funcionários e hóspedes, e identificaram quais empresas e quantidades de funcionários locados nas pousadas, que possivelmente apresentassem sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Joaci de Matos, foi constatado em todos os estabelecimentos visitados, que as empresas disponibilizam uma equipe médica de saúde do trabalhador semanalmente, realizando os testes rápidos de Covid-19. A ideia é monitorar os funcionários que estão em confinamento por recomendação das empresas, afim de que estes não tenham contato com familiares e pessoas externas, saindo apenas para o trabalho e voltando direto para a pousada.

Segundo Joaci Matos, a Vigilância Sanitária está atuando, desde o início da pandemia, de forma intensa na fiscalização em diversos estabelecimentos. Nesta ação realizada em pousadas da região, a equipe de Vigilância Sanitária e do posto de saúde Pecém realizaram todos os procedimentos, seguindo os requisitos essenciais de higienização e de boas práticas, além de medidas preventivas de combate ao coronavírus, segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As ações de fiscalização e educação sanitária acontecem de forma pontuais e contínuas em diversos pontos de São Gonçalo do Amarante. 

São Gonçalo do Amarante tem taxa de testagem para a Covid-19 superior a de EUA e Itália

O município de São Gonçalo do Amarante tem se destacado entre os que mais fazem a testagem rápida para detecção do novo coronavírus, no País. A taxa de 35,3 testes a cada mil habitantes, registrada até segunda-feira (1º), é superior, inclusive, a de alguns países desenvolvidos. 

Para efeito comparativo, os Estados Unidos têm taxa de 12,2, quase um terço da registrada em São Gonçalo do Amarante. Mesmo a Itália, um dos primeiros epicentros mundiais da Covid-19, tem testagem inferior à do município, 23,1. O dados são da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Ao todo, o município já realizou 1.692 testagens rápidas em uma população de cerca de 48 mil habitantes. Outra marca importante é a de taxa diária de testagem por mil habitantes, que é de 0,70. A marca é superior à da Alemanha, que tem taxa de 0,59, e supera a de todos os países da América Latina. A taxa de mortalidade, de 2,1% é bem inferior à nacional que é de 5,6% e mesmo à de Portugal, que é de 4,3%. O país europeu é considerando uma das referências mundiais no combate ao novo coronavírus.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, São Gonçalo do Amarante tem 1.041 casos confirmados de Covid-19, 590 pacientes curados e 22 óbitos, além de 413 pacientes fazendo tratamento domiciliar e 7 hospitalizados. Para a secretária municipal de Saúde, Mabel Andrade Girão, “o esforço e dedicação de todos os profissionais da gestão envolvidos, e das equipes da Atenção Básica para o enfrentamento da doença e diagnóstico precoce a partir dos primeiros sintomas, tem sido o diferencial neste momento”.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante, o município “dispõe atualmente de 48 leitos ao total e 5 UTI´s, sendo que destes, 24 leitos estão reservados para pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. Outros 21 leitos serão implantados nos próximos 15 dias em nova ala que está sendo construída como um hospital de campanha, anexa ao Hospital Municipal”. 

Elder Gurgel, coordenador do ComVida (comitê que coordena as ações do município no enfretamento à Covid-19),  destaca que “além de São Gonçalo do Amarante ser um dos que mais faz testes rápido para detectar a doença, foi um dos que mais investiu nessa abordagem. A maioria dos testes rápidos que utilizamos foi adquirida com recursos próprios”. 

Ele lembra ainda que, graças às ações tomadas, o município não necessitou implantar o isolamento social rígido, o chamado lockdown. “Estabelecemos decretos que visam o controle de entrada e saída de pessoas e veículos nas fronteiras e também fizemos fiscalizações em comércios e bancos, dando orientação e suporte à população”, explica.

Já o Prefeito Cláudio Pinho ressaltou que os bons números do município demonstram também “uma conquista do trabalho e dedicação que vem sendo realizado pelos profissionais que estão na linha de frente” e parabenizou as equipes da Saúde da Família, dos postos de saúde, das UPAs e do Hospital Municipal.

Prefeitura promove lives para jovens empreendores de São Gonçalo do Amarante

Através do Instagram, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizará conversas, ao vivo, sobre empreendedorismo para pequenas empresas, focando no público jovem.

A ideia teve início a partir de um projeto iniciado no perfil do Coordenador de Comunicação da Seplag, Jardel Pinheiro, em que ele recebe alguns convidados e conversa sobre vivências, desafios, além de compartilhar conhecimentos, com o intuito de motivar pessoas.

"Após a primeira live, algumas pessoas gostaram do conteúdo e surgiu essa nova oportunidade de bater um #PapoEmpreendedor através do Instagram da Prefeitura", conta Jardel.

Novas ideias empreendedoras, comunicação, motivação, produtividade e diversos outros assuntos serão discutidos por meio de sugestão e curiosidade dos telespectadores.

O foco principal das lives é a juventude, mas os assuntos abordados serão abrangentes. Para quem tiver interesse em acompanhar, as lives acontecem toda quinta-feira, às 18 horas, no perfil @prefeituradesga.

Prefeitura entrega segundo lote do “Cartão de Proteção Social Mais”

O “Cartão de Proteção Social Mais”, destinado a trabalhadores informais e autônomos de São Gonçalo do Amarante, com o objetivo de proteger segmentos mais vulneráveis em meio à crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) alcançou a marca de 2 mil beneficiados. 

Na primeira etapa do programa, cerca de 1.500 pessoas passaram a receber o auxílio. Com a segunda etapa, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante completou o número previsto de beneficiários, que era de dois mil micros e pequenos empreendedores. 

Nesta quinta-feira, 4 de junho de 2020, será a entrega dos cartões dos beneficiários deferidos, que participaram da segunda etapa.

O horário de entrega será de 8h às 12h (Manhã) e de 13h às 16h30min (Tarde).

  • No Pecém, o local da entrega dos cartões será na Regional do Pecém: Rua Dona Mocinha, nº 10. 

 CLIQUE AQUI e confira a relação das pessoas que irão receber o cartão no Pecém.

  • Na Taíba, o local da entrega dos cartões será na Regional da Taíba: Rua Capitão Inácio Prata, em frente a pracinha principal.  

CLIQUE AQUI e confira a relação das pessoas que irão receber o cartão na Taíba.

  • Na Sede, o local da entrega dos cartões será na Casa do Empreendedor: Rua Santos Dumont, por trás da Igreja Matriz.

CLIQUE AQUI e confira a relação das pessoas que irão receber o cartão na Casa do Empreendedor.

O benefício é para trabalhadores autônomos que não possuem outra fonte de renda e que residam no município, exercendo atividades informais como feirantes; ambulantes; catadores de materiais recicláveis; permissionários de espaços públicos, tais como, mercado, quiosques e similares; agricultores familiares; taxista; mototaxista; pedreiros; serventes e outros.

Somente o titular do “Cartão de Proteção Social Mais” poderá buscá-lo.  

Após o dia 04/06/2020, é necessário procurar a Casa do Empreendedor para buscar o cartão, das 8h às 11h30.

Para agilizar o atendimento, o beneficiário deve estar com RG e CPF em mãos.

É importante ressaltar que, para o beneficiário receber o “Cartão de Proteção Social Mais”, será montada uma estrutura para que não haja aglomeração. 

O benefício do cartão é, unicamente, para compra de itens alimentícios e de higiene, para subsistência do beneficiário e sua família.

Com o cartão em mãos, em casos de utilização indevida ou irregular, evidenciado o dolo, a Administração Pública utilizar-se-á dos meios legais à reparação dos danos.

Sub-categorias

Top