Warning: file_put_contents(): Only 0 of 5456 bytes written, possibly out of free disk space in /home/moder428/public_html/saogoncalodoamarante.ce.gov.br/portal/libraries/joomla/filesystem/file.php on line 431

Warning: file_put_contents(): Only 0 of 533 bytes written, possibly out of free disk space in /home/moder428/public_html/saogoncalodoamarante.ce.gov.br/portal/libraries/joomla/filesystem/file.php on line 431

Warning: file_put_contents(): Only 0 of 533 bytes written, possibly out of free disk space in /home/moder428/public_html/saogoncalodoamarante.ce.gov.br/portal/libraries/joomla/filesystem/file.php on line 431
Notícias - Governo de São Gonçalo do Amarante
 

Prefeitura de SGA entrega mais kits de alimentação: confira o cronograma para esta segunda e terça, 6 e 7 de abril de 2020

Neste momento de pandemia, da crise de saúde pública e financeira enfrentada pelo mundo por causa do coronavírus (Covid-19), a Gestão Municipal está de mãos dadas para se solidarizar junto às famílias gonçalenses, buscando a cada dia uma ação que possa minimizar as dificuldades que todos estão passando.

Assim tem feito a equipe da secretaria de Educação que tem sido exemplo de solidariedade no esforço de cada profissional, desde o zelador, merendeiras, professores, equipes técnicas e pedagógicas, gestores e secretária, para atender a cada pai e mãe de aluno com gesto de dignidade humana nestes dias difíceis.

Ao todo, já foram entregues mais de 11.700 kits de alimentação, provenientes da merenda escolar, aos pais de alunos das escolas e creches municipais.

Para Sandra, mãe da Nicole, aluna da Escola Sonho de Criança, na distante comunidade do Ipiranga a iniciativa demonstra uma visão de humanidade e solidariedade em tempos de crise. "Uma gestão que se preocupa em olhar e cuidar de todos", disse. 

A dona de casa Irisvânia, mãe de dois alunos da Escola Joaquim Pacheco, no distrito da Várzea Redonda, agradeceu o gesto de cuidado que a Prefeitura tem demonstrado, ressaltando que o mais importante é garantir a alimentação para os filhos. Contemplada com duas cestas a mãezinha ainda afirmou que  não vai precisar ir ao supermercado para fazer compras.

Lembrando que para a prevenção ao coronavírus, a distância segura de outras pessoas, é entre 1,5 metro e 2 metros, em locais de fluxos de atendimento.

Veja abaixo a relação das escolas para entrega dos kits de alimentação nesta segunda- feira, 6 de abril e terça-feira, 7 de abril de 2020: 

SEGUNDA-FEIRA, 6 DE ABRIL

  • Escolas Euclides Pereira Gomes (Pecém) 
  • Escola José Maria Barros Pinho (Pecém)
  • Escola Betel (Pecém)
  • Escola Manuel Pereira Brito (Bolso)

TERÇA-FEIRA, 7 DE ABRIL 

  • Escola Gertrudes Prata Lima (Paul) 
  • Escola Poetisa Abigail (Parada)
  • Escola Dona Filomena (Siupé)
  • Escola Fernanda Alcântara Mota (Tabuba)

Combate ao coronavírus: Paixão de Cristo é adiada em São Gonçalo do Amarante

 

A Companhia de Teatro de São Gonçalo do Amarante se preparava para apresentar seu mais novo espetáculo para a Paixão de Cristo do ano de 2020. A Secretaria de Cultura de São Gonçalo do Amarante estava preparando o cenário e os atores já haviam iniciado os ensaios, quando a pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19, chegou ao Brasil.

Por determinação dos Governos Estadual e Municipal, eventos que aglomerem mais de cem pessoas no mesmo ambiente devem ser remarcados, para depois da quarentena ou cancelados. A Paixão de Cristo é um evento cristão, em que se comemora a ressureição, com a realização de um espetáculo que envolve artistas e comunidade. Em São Gonçalo do Amarante, a Paixão de Cristo é tradicional e atrai milhares de espectadores.

A Secretária de Cultura, Maria Vênus Andrade, afirma que a decisão do adiamento foi tomada após o decreto de isolamento social do Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante. “Pensamos em adiar a realização para julho e preservar a tradição, mas não sabemos como as coisas estarão até lá. A prefeitura está empenhada em resolver outros problemas, como os das famílias carentes e dos trabalhadores autônomos do município. Agora, devemos juntar forças para ajudar a quem está precisando neste momento, que são as pessoas que não tem como comprar comida”, explicou.

Teatro

A Companhia de Teatro de São Gonçalo existe há dois anos e já acumula prêmios em festivais como o Bivar de Teatro, nas categorias de melhor atriz coadjuvante, figurino, direção, texto adaptado, esquete - júri popular.

Faça a pré-inscrição do “Cartão de Proteção Social Mais” e agilize o atendimento

Privando pela saúde da população de São Gonçalo do Amarante e para agilizar o atendimento às pessoas que irão se cadastrar para receber o benefício do “Cartão de Proteção Social Mais”, o Governo Municipal está disponibilizando um link de pré-inscrição, disponível aqui.

Clique aqui para fazer a pré-inscrição

Além da agilidade no atendimento, a ideia é evitar aglomerações, já que vivemos um momento de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Vale ressaltar que a pré-inscrição facilitará o preenchimento dos dados, no segundo dia de inscrição, nesta segunda-feira, 6 de abril de 2020.

Lembrando que, quem fizer a pré-inscrição pelo site, ainda deverá comparecer em um dos locais de cadastro (Sede, Pecém, Taíba, Croatá, Siupé e Serrote), para levar os documentos e assinar a declaração. Isso garantirá agilidade no atendimento e mais pessoas poderão se cadastrar.

No primeiro dia de cadastro do “Cartão de Proteção Social Mais”, que aconteceu nessa sexta-feira, 3 de abril de 2020, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante recebeu mais de 500 inscrições em seus pontos de cadastro.

O objetivo do benefício é proteger segmentos mais vulneráveis em meio à crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

Podem receber o benefício, os trabalhadores autônomos que não possuem outra fonte de renda e que residam no município, exercendo atividades informais como feirantes; ambulantes; catadores de materiais recicláveis; permissionários de espaços públicos, tais como, mercado, quiosques e similares; agricultores familiares; taxista; mototaxista; pedreiros; serventes e outros.

Para realizar o cadastro, devem apresentar os seguintes documentos originais: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Nº do NIS e comprovante de endereço.

Durante o cadastro, a prefeitura conta com o apoio da Guarda Municipal do município organizar filas com distância mínima 1,5 m a 2m entre as pessoas.

 

Coronavírus: como manter a saúde mental equilibrada? Psicóloga dá algumas dicas

Hoje o mundo se preocupa com pacientes contaminados pelo coronavírus, mas alguns profissionais estão atentos a outros problemas que a pandemia pode trazer a médio e longo prazo, como é o caso da saúde mental.

Com a quarentena, a apreensão com o aumento de pessoas depressivas e ansiosas dobra. Pensando nisso, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante conversou com a psicóloga Pamela Costa, para dar algumas dicas e, assim, auxiliar pessoas neste momento de quarentena, bem como fazer uma autoavaliação.

“A ansiedade é uma reação natural do nosso organismo a uma situação difícil. Nessa conjuntura que estamos vivendo agora, é comum, mas não necessariamente quer dizer que temos algum transtorno ou que precisemos de tratamento psicológico”, explica Pamela.

Alguns dos sintomas clássicos da ansiedade são taquicardia, dificuldade de respirar, insônia, excesso ou falta de apetite. A primeira dica da psicóloga é identificar que sentimentos e sensações estamos surgindo, tentar aceitar e entender para que eles não se tornem quadros mais grave.

Para algumas pessoas, realizar atividades rotineiras, prazerosas, como ouvir música, ler um livro, pintar ou ver um filme, pode ajudar a distrair a mente. Outra dica importante é a realização de atividade física, mesmo em casa. Os exercícios auxiliam também nas questões de insônia. Pamela Costa sugere também o consumo de chás de ervas naturais de efeito calmante, como capim santo, erva doce e camomila.

Quando a crise de ansiedade acelerar o coração, procure melhorar a respiração. Existem inúmeros aplicativos que podem auxiliar, além de vídeos no Youtube, com músicas e imagens relaxantes. Em caso de crises muito fortes e frequentes, procure um profissional.

Pamela destaca ainda que sempre é bom e necessário cuidar da saúde mental, e nesses tempos de coronavírus, para cuidar da própria saúde e da de outras pessoas, optar por ficar em casa é a melhor medida de prevenção ao coronavírus. “Logo tudo isso vai passar e a vida voltará ao normal”, finalizou.  

Fique em casa!

Sub-categorias

Top