Assistentes sociais de São Gonçalo do Amarante são capacitados para combater a exploração de crianças e adolescentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O treinamento “Compartilhando Conhecimento” é realizado pelas empresas EDP e ENEVA, com apoio do Iprede

 

A exploração de crianças e adolescentes é uma triste realidade vivenciada no Brasil há anos. No Ceará, o panorama não é diferente. Atentas a essa realidade e conscientes da importância na identificação de casos, a EDP e a Eneva promovem a capacitação “Compartilhando Conhecimento”, para 40 profissionais que trabalham no atendimento de jovens em situação de risco no município de São Gonçalo do Amarante. O curso tem duração de três meses, com início nesta terça-feira (14), e será sediado na Associação União das Famílias (AUFAM), em São Gonçalo do Amarante.

 

O objetivo da ação é reduzir o número de casos de exploração por meio da orientação aos assistentes sociais selecionados pela prefeitura para o trabalho de campo nas comunidades locais.  A ementa do curso contempla tópicos como: visão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atos de configuração de abuso, exploração e violência sexual, drogadição, sistemas de garantias dos direitos dos jovens e ações de prevenção, entre outros.

 

A capacitação será conduzida por profissionais do Instituto da Primeira Infância (Iprede), que atua desde 1986 nas áreas de desenvolvimento na primeira infância, atenção à mulher e assistência psicossocial. A instituição já realiza cursos internamente com temáticas relacionadas à exploração de crianças e adolescentes.

 

Segundo o Disque 100, uma das ferramentas utilizadas para registrar crimes do gênero, houve um aumento de 33,2%, de 660 para 879 ocorrências, entre 2016 e 2017. Os dados são semelhantes aos registrados pela Delegacia de Combate à Exploração à Criança e ao Adolescente (Dececa), com 819 denúncias e 351 inquéritos instaurados, e pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com 468 notificações no ano passado. Segundo a Associação dos Conselheiros, ex-Conselheiros Tutelares e Suplentes do Estado do Ceará (Acontesce), os registros poderiam ser até cinco vezes maiores, caso houvesse um monitoramento mais assertivo.

 

A EDP é o grupo proprietário da UTE Pecém. Já a Eneva possui a UTE Pecém II. Juntas, as unidades formam o Complexo Termelétrico do Pecém, que possui capacidade instalada para gerar 1.085 MW, correspondente a cerca de 70% da energia consumida no Ceará. A qualificação é uma parceria das empresas com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, com apoio do Iprede para conduzir o curso.

 

Políticas de enfrentamento

 

Desde 2014, a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes é considerada crime hediondo, previsto na Lei 8.072/1990. 

No Brasil, o principal canal de denúncias de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes é o Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, coordenado pela SEDH (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República). No Ceará, outra forma de denunciar é acionando o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), através do número 190.

 

Sobre a EDP no Brasil

 

 

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Movimento Por um São Gonçalo de Paz mobiliza mais de 6 mil estudantes do município

 

  

 

 

 

 

 

 

 

O movimento Por um São Gonçalo de Paz realizou seu último encontro na manhã desta quarta-feira (08), no auditório da Escola Profissionalizante Walter Ramos de Araújo reunindo jovens estudantes, educadores, comunidade, além de representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

 

Foram sete encontros realizados em um formato itinerante visitando diversas localidades e distritos do município com o objetivo de levar o diálogo e a discussão de políticas públicas voltadas para uma cultura de paz, combate à drogas ilícitas e a não violência.

Mais de 6 mil e quinhentos estudante de 27 escolas do município participando do movimento por uma cultura de paz, discutindo a problemática das drogas  e buscando soluções durante os encontros.

 

Para o Prefeito Cláudio Pinho a busca de soluções para estes problemas é responsabilidade e interesse de todos os são gonçalenses que devem estar cientes do papel de cada um e da união de todos, em busca de uma cultura de paz e melhorias para a nossa cidade. Com Informações da Assessoria de Comunicação – Asscom.

 

 

TCE divulga lista de gestores de São Gonçalo com contas rejeitadas e que estão inelegíveis no Ceará

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou à Justiça Eleitoral a relação de 3.586 gestores com contas julgadas irregulares no Ceará e que, por isso, estarão inelegíveis inelegíveis baseado na Lei da Ficha Limpa. No total, 6.389 processos foram julgados pelo TCE, a lista de nomes será cruzada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com os dados repassados pelos partidos que vão registrar candidaturas. Em São Gonçalo do Amarante são 16 gestores com contas julgadas irregulares no Ceará e que, por isso, estarão inelegíveis inelegíveis baseado na Lei da Ficha Limpa.  Confira a lista: Município:

Sao Goncalo do Amarante Lista em ordem alfabética. 16 gestores ao todo

Nome do Gestor

1 ALYSSON MARTINS FARIAS

2 ANA MAGNOLIA DE CASTRO MARQUES ALVES

3 ANTONIO ISRAEL PINHEIRO

4 CESAR GONCALVES SOARES

5 EDSON FERREIRA LIMA

6 ERINALDO MORAES SOARES

7 FERNANDO ANTONIO BARBOSA PRAXEDES

8 FLAVIO DE ARAUJO BARBOSA

9 FLAVIO PRATA CRISOSTOMO

10 FRANCISCO MARCIO MARTINS DE BRITO

11 FRANCISCO PINHEIRO JOTA NETO

12 GLAUCIA MARIA ALVES DE ANDRADE LIMA

13 JULIO GALDINO DA COSTA

14 MAGNOLIA DE SOUSA ROCHA

15 MARIA DE FATIMA MENDES BARBOSA

16 RAIMUNDO VIEIRA NETO  

A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira recebeu a lista das mãos do presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Pontes. Segundo a desembargadora, a missão do Tribunal é “fazer com que exista ordem” nas disputas políticas, que a fase de maior atuação chegou e os trabalhos estão intensificados. Sobre os processos, Edilberto Pontes revelou que troca de informações realizadas entre TCEs de todo o País com o Tribunal de Contas de União (TCU) agregou valor ao trabalho realizado no Ceará. “É uma série de procedimentos que são observados para que não exista nenhuma injustiça”, afirmou. A lista de gestores impugnados têm representantes de todos os municípios do Estado. Do geral, 1.460 têm indicação de nota de improbidade administrativa. Dos 6.389 processos, 2.262 têm indicação de nota. Em comparação com a última lista enviada pelo TCE e pelo extinto Tribunal de Contas do Município (TCM) houve diminuição de 829 nomes a menos.

Fonte : Tribunal de Contas do Estado do Ceará .

Lançado Programa Família Acolhedora em São Gonçalo do Amarante

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Propiciar o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social junto à famílias acolhedoras já é realidade em São Gonçalo do Amarante.

Foi lançado na manhã desta terça-feira (07), o Programa Família Acolhedora, uma iniciativa dos poderes Judiciário e Governo Municipal por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

Através do serviço, famílias residentes no Município podem acolher provisoriamente, crianças e adolescentes órfãos ou que estejam em situação de risco ou abandono.

 

A utilização da modalidade, bem como o encaminhamento da criança ou do adolescente para a inclusão no serviço só deverão ocorrer mediante determinação judicial ou através do Conselho Tutelar.

 

A solenidade de lançamento contou com a presença do Juiz da Comarca Dr. César de Barros, a secretária da STDS Maria Vênus Andrade, o secretário da SEPLAG Lúcio Freitas, representando o Prefeito Cláudio Pinho, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ednaldo Martins e diversas autoridades municipais.

 

Serviço: As famílias interessadas em participar podem fazer a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sede, na rua Santos Dumont, nº 50, Centro; no CRAS Pecém, rua Maria de Lourdes Sampaio, s/nº, Planalto Pecém; ou junto ao Grupo Multidisciplinar no Fórum da Comarca de São Gonçalo do Amarante.

Subcategorias