Cláudio Pinho

Prefeito Cláudio Pinho
Prefeito Cláudio Pinho

Biografia do prefeito

Francisco Cláudio Pinto Pinho, atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, advindo de uma família de políticos que se notabilizaram por suas atuações no Estado. Casado com Maria do Carmo, com quem tem dois filhos, Claudinho e Gabriel.

Devido a influência, desde cedo demonstrou inclinação para a política partidária. Filho do poeta Barros Pinho ( in memoriam ),ex-prefeito de Fortaleza e ex-deputado estadual por três mandatos. Seu avô, o médico Almir Pinto, foi deputado por oito mandatos consecutivos, presidente da Assembleia Legislativa, senador da República e deu sua contribuição como secretário de Saúde, Educação e Justiça do Ceará, além de ter sido eleito prefeito de Maranguape.

A trajetória política de Cláudio Pinho começou nos movimentos estudantis. À época foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Oliveira Paiva, da Associação Atlética de Humanidades da Universidade de Fortaleza ( Unifor ), da Federação Universitária Cearense de Esporte ( FUCE ) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário ( CBDU ). Pleiteou, ainda, uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza em 1996, ano em que também assumiu o cargo de diretor de Planejamento da Superintendência de Esporte e Turismo da capital cearense ( SODETUR ), na administração do prefeito Antonio Cambraia. Em 1993, durante a administração do prefeito Juraci Magalhães, foi para a secretária do Trabalho e Ação Social ( SETAS ), também na função de Diretor de Planejamento. Se fez titular do Cartório Cláudio Pinho do 1º Ofício de São Gonçalo do Amarante desde 1997.

No ano de 2012 decidiu concorrer as eleições municipais, deparando-se com uma disputa bastante acirrada e cheia de percalços, mas tendo ao seu lado fortes lideranças políticas locais, o bacharel em Direito consolidou-se nas urnas com 12. 797 votos, tornando-se prefeito para o quadriênio de 2013/2016 de São Gonçalo do Amarante, município cearense que abriga grandes empreendimentos.

Como prefeito, já conquistou títulos: de melhores prefeitos Eles e Elas ( Troféu Iracema ), Melhores prefeitos do Ceará ( Roberto Farias ), Melhores prefeitos ano de 2012 através da PPE Eventos ( Roberto Farias ) 2013/2014.